sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Preconceito

Hoje vamos falar de um tipo de doença que corrói o mundo a nossa volta: o Preconceito, seja de qualquer tipo...

Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual.

De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. Exemplos: "todos os alemães são prepotentes", "todos os norte-americanos são arrogantes", "todos os ingleses são frios". Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação, caso contrário reparar em características sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a aparência de povos de determinadas regiões, pura e simplesmente como forma ilustrativa ou educativa.

Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio.

Enquanto que o preconceito racial é considerado um crime em muitos países, muitas das vezes o "bulying" se mistura com o preconceito.

Forma de autoritarismo social de uma sociedade doente. Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência. Estas atitudes vem acompanhadas por teorias justificativas.

É inaceitável, que tenhamos que conviver  com esses tipos de atitudes. Somos humanos e como tal, falhos, errôneos, não há quem seja perfeito, porque perfeito é só um que é Deus. Onde está o amor? A tolerância? Apontar dedos é fácil, agora respeitar os direitos alheios....

Um pouco mais de carinho e respeito seria um bom começo de mudança. Tem uma boa frase que costumo sempre lembrar:

"O que vc não quer pra vc, não faça a ninguém"

Beijos e Abraços Coloridos.


Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário